segunda-feira, 18 de junho de 2012

Um Encontro com Jane Austen


Há razões – sei que não passarão despercebidas em minha vida – pelas quais, um encontro que, até ontem seria com uma estranha, hoje, uma amiga, uma confidente, ou simplesmente: Jane Austen.

Com o livro nas mãos e o sentimento à flor da pele, passando de dentro para fora, unindo fantasia com realidade, assim como nas fábulas, fez-me saltar para dentro da história, formando um portal mágico a partir de letras ditas, pressentidas, expressas. Falar com pessoas de fora até parece estranho, como se automaticamente estivesse em outro século, em outra década, outra época e que certamente acredito que estava, pois creio que elas não me entenderiam. Porém pergunto: Quem é Jane Austen?Uma criadora de sonhos, sentimentos, emoções, onde a razão e a sensibilidade estão em só corpo, em uma só mente, onde em uma história, vários acontecimentos se tornam importantes e a emoção, ah, a emoção! Vai além do que posso descrever aqui, algo que sinceramente desconheço, mas aprovo de todas as maneiras.

Então dei início a uma nova busca, algo distinto e inovador, fui ao encontro do desconhecido, e deparei-me com um livro que estava há anos sem ser aberto em minha biblioteca particular,percebi quão precioso era aquele simples objeto,quando deslizei meus dedos sobre as páginas,senti o que me aguardava. Ao me encontrar comigo mesma, percebi que muitas dúvidas estavam sendo escondidas, ocultadas e passadas despercebidas. Um outro lado,aquele que o amor verdadeiro,da escolha certa prevalecia,algo que nem Elinor deixou de sentir.Amava-o e mesmo que a esperança estivesse no fim,ela jamais deixou apagar-se completamente e a cada vez que via Edward, seu coração pulsava sorrateiro e mesmo que tentasse esconder,não o enganava,dividida entre a razão e o sentimento,a mente e o coração,ela esperou...

E será que Jane não se sentia assim?Um amor oculto, onde só ela e seu coração compartilhavam confidencias, ou seriam dores?Será que o desfecho de Elinor e Edward não seria o que Austen queria para sua própria história?

Após fechar o livro, cujo titulo não irei esquecer,fiquei pensando,imaginando-me na história, a procura do meu Edward!E sinceramente, a vontade de ler mais vezes, de compartilhá-lo com o mundo todo se destacava em meus mais profundos desejos,  porém não é tão fácil assim,o interesse vai de cada um,e eu descobri o meu,me refugiei no contar de Austen,pedia por eles,ali eu encontrava um mundo onde me sentia melhor,e viajava...Viajava para uma órbita diferente,um lugar que eu nunca vi igual,e quando eu lia,parecia que  eu saía  de onde eu estava,mudava de estação,assim como em um rádio,mudava de canal,assim como uma televisão,porém há uma diferença,o meu Eu mudava,a forma como comecei,não foi a mesma que terminei...Um eterno encontro,Eu e Ela...Ela e eu!

''Texto escrito na Promoção: Vida e Obra de Jane Austen''

(Izabella Gonçalves) 

2 comentários:

  1. Esse texto, foi uma obra prima, parabens filhota, ele abril as portas do mundo, e fico feliz por vc o quanto vc cresceu e emadureceu.
    amos vc.

    ResponderExcluir
  2. O livro que mais gosto dela é Orgulho e Preconceito, aliás existe um filme chamado "Clube de Leituras de Jane Austen", seria muito bom você assistir.Parabéns.

    ResponderExcluir

Subscribe